P̸R̴O̷T̶O̸C̸O̸L̵O̸7̶

./"Técnicas que eu uso pra colorir mangas no Krita"

Colorir mangas é um dos melhores exercícios para aprender como usar as cores no seus desenhos, então pensando nisso eu vou mostrar algumas técnicas que eu uso para pintar os mangas.

Eu estava escrevendo um texto completo sobre como usar o Krita e colorir mangas, mas já existem materiais melhores para aprendera usar o Krita como a documentação, então eu vou apenas mostras as técnicas que eu uso para colorir os mangas.

Porque eu não uso o balde de tinta
O balde de tinta é uma ferramenta que salva muito tempo, mas se tratando de mangas o balde de tinta apresenta um péssimo desempenho tentando reconhecer os cantos, então pra mim é mais simples já ir diretamente com o pincel.

Porque eu não uso mascaras
As mascaras acabam tendo um efeito parecido com as macadas, mas por algum motivo elas ficam carregando quando você faz alguma alteração, então pra mim é mais rápido usar camadas.

Workflow básico
O que eu faço quando vou pintar os mangas é criar uma camada do tipo multiplicação para cada parte do desenho, e depois de terminar de pintar um quadro inteiro eu crio um grupo com todas as camadas do quadro e nomeio o grupo com o número do quadro

Como eu uso o pincel
Na hora de pintar eu fico mudando o tamanho do pincel usando shift+clickdireito e o movimento do mouse para pintar as partes de acordo com o tamanho que eu preciso, quando eu faço algum erro eu desfaço com ctrl+z ou aperta a tecla 'e' para usar o pincel como borracha. Em lugares que a divisão não é tão forte eu uso o airbrush.

Como eu uso os tipos de camadas
Existem vários tipos de camadas, quando eu quero pintar uma parte que é branca eu uso a camada de multiplicação, quando eu quero pintar uma parte preta eu uso a camada de tela(screen), quando eu preciso clarear uma parte que tem rúido eu uso overlay ou cor e para fazer alguns degrades eu uso a camada de luz suave(softlight).

Como eu uso as cores
O maior erro dos iniciantes é tacar a saturação lá encima, dificilmente eu uso um tom muito saturado, na maioria das vezes uso tons com menos de 50% de saturação e uso uma saturação alta só quando vou colorir o fundo com uma cor só para representar o sentimento da cena, exemplo:

No exemplo eu usei a cor roxa porque ela representa o mistério da cena.

Depois de pintar todo o desenho se eu precisar fazer as sombras eu adiciono uma nova camada, diminuo a opacidade e faço as sombras.

E essas são quase todas as minhas técnicas.

Coisas que podem te ajudar:
Teoria das cores: https://www.youtube.com/watch?v=Qj1FK8n7WgY
Documentação do Krita: https://docs.krita.org/pt_PT/user_manual/getting_started/starting_krita.html



---->Voltar<----